Thursday, September 27, 2018

Letras soltas

Maquiavel aconselhava não esconder as fraquezas. Pelo contrário, dizia, as fraquezas deviam ser escondidas...à vista de todos. Devíamos, dizia, usar essas fraquezas como armadura, torná-las conhecidas.

Há muito que a Holdimo queria controlar a maioria das acções da SAD do Sporting. Uma única peça obstaculizava todo este processo: Bruno de Carvalho.

A 17 de Maio de 2018, a Holdimo detinha 29.9% das acções da SAD. Nesse dia, Álvaro Sobrinho, em declarações ao Jornal Económico, pedia a demissão da Direcção presidida por Bruno de Carvalho, afirmando que "não tinha confiança na direcção actual".


Temos uma entidade que quer deter o controlo da maioria das acções da SAD de um clube, que pressiona durante anos para o conseguir, e que decide, num exemplo de timing perfeito, pedir a demissão da direcção de Bruno de Carvalho. Exactamente dois dias após o ataque à Academia de Alcochete (a mesma academia que, nas eleições últimas, foi colocada numa perspectiva de "estar tudo mal" e "fazer uma nova academia"; uma Academia passível de venda).

Com Bruno de Carvalho fora do caminho, o que temos? Pelo menos um dos Administradores da SAD com uma ligação clara, forte, à Holdimo.


Recordemos que Álvaro Sobrinho foi interrogado durante 6 a 7 horas após ter sido visado (detido...) pela Comissão Independente contra a Corrupção das Ilhas Maurícias... Este é o mesmo Álvaro Sobrinho que é "suspeito de ser o beneficiário efectivo de três companhias angolanas que terão recebido de forma não justificada um total de 433 milhões de dólares do banco. A esta soma juntam-se 182 milhões de dólares que Sobrinho terá recebido em nome próprio através de duas empresas offshore, num total de 615 milhões de dólares (499 milhões de euros) que teriam sido originalmente concedidos pelo BESA como empréstimos a empresas."

(fonte: https://www.publico.pt/2018/03/03/sociedade/noticia/alvaro-sobrinho-suspeito-de-desviar-centenas-de-milhoes-de-euros-do-besa-1805255).

Atentem no modus operandi deste senhor e da sua empresa. E percebam como se converte tudo isto numa coincidência de conveniências políticas (de acordo com ele, o BESA faliu "por decisão política" e não por intervenção dele).

Mas de volta ao Sporting, temos na administração da SAD, finalmente, alguém com fortes ligações à Holdimo (na foto, Nuno Correia da Silva, vice-presidente da Holdimo).

Transitar de uma situação em que o clube detém 64% das acções da SAD para algo drasticamente abaixo de exemplos europeus como o Bayern (75% das acções detidas pelo clube) era algo absolutamente desejado pela Holdimo e outros accionistas isolados.

Muitos já começaram a perceber a questão de fundo aqui: o Sporting é vastamente apetecível. O interesse não é ajudar o Sporting ou rentabilizá-lo; o interesse é tirar o máximo partido do potencial financeiro do Sporting. Repetimos: o Sporting Clube de Portugal é um alvo vastamente apetecível para estas entidades!

É-o porque tem activos valiosos.

É-o porque tem terrenos valiosos, um pavilhão sofisticado e também ele valioso, uma academia com uma localização excelente do ponto de vista do potencial para "negócios" de grande perfil para a região onde está inserida ( o novo aeroporto no Montijo reforça essa ideia!).

É-o porque Bruno de Carvalho conseguiu um fabuloso acordo de 446 milhões de euros, que compreendia direitos televisivos da equipa de futebol dos 'leões', exploração de publicidade, distribuição e exploração da Sporting TV e patrocínio; acresce a isto a renegociação dos acordos de direitos televisivos e de publicidade ainda existentes com a PPTV - Publicidade de Portugal e Televisão para as épocas 2015/16, 2016/17 e 2017/2018, sendo que o valor total dos acordos com as duas entidades (NOS e Sporting) foi de 515 milhões de euros. Nenhum dos rivais conseguiu algo igual. De repente, o clube dos ovos de ouro chamava-se Sporting.


Reparemos no comunicado do Sporting, nos nomes citados, e com um ligeiro esforço percebemos uma série de elementos (quem está por trás, as ligações entre os diversos indivíduos e a CMVM). O timing da escolha destes nomes não é inocente, e muito menos a própria escolha o é.

Aliás, nada é inocente. A data das eleições (a seguir a férias judiciais...), as declarações de Varandas e Benedito e Sobrinho sobre os ataques a Alcochete, as escolhas dos diversos elementos constitutivos da nova direcção "eleita".

Ninguém relaciona estes elementos? Ninguém lê o que se passa? Ninguém tira as conclusões inevitáveis?

Se a vossa resposta foi "não", em breve daremos mais uma ajudinha!


3 comments :

  1. A SAD deverá ficar com 5 pessoas. 3 do Sporting, 1 dos bancos e 1 da Holdimo. Esse Nuno Silva deve ser o da Holdimo. Fica a faltar o dos bancos (era Guilherme Pinheiro, se não estou em erro) e mais 1 do Sporting.

    ReplyDelete
  2. Não. Infelizmente, temos um problema aí e é grave (e, espantosamente, absurdo).

    Em breve vos diremos mais.

    ReplyDelete
  3. Não, ninguém relaciona estes elementos. O Sporting é um clube muito diferente, onde os sócios estão muito à frente: não pensam e chamam a quem pensa e junta as peças do puzzle de «teóricos da conspiração».

    Ficamos então a saber que para a massa associativa do Sporting, a investigação científica, criminal e judicial, onde é necessário juntar uma série de indícios e factos para constituir prova, não passa tudo de... teorias da conspiração. Fantástico!!...

    Os trissomia71 Vão ter o clube que querem.

    ReplyDelete